Você já ouviu falar em Bitcoin?

Bitcoin é mais conhecida entre uma imensa variedade de moedas virtuais. Bitcoin é dinheiro como dólar ou real. A grande diferença é que o usuário faz todas as operações como compra, venda ou transferências pela internet, por meio de um celular ou computador. Existem muitas dúvidas sobre bitcoin e vamos te ajudar a esclarecer as mais frequentes neste breve texto.

Quando se usa bitcoin, as transações são feitas por meio de uma relação de confiança entre pessoas, sem passar por intermediários, ou seja, o usuário é o seu próprio banco. Não há instituição ou governo ligado ao bitcoin.

E tudo isso funciona através da tecnologia chamada blockchain ou cadeia de blocos, em português, que pode ser descrita como uma grande rede de computadores espalhada pelo mundo e que registra todas as movimentações executadas. As informações ficam armazenadas em muitos lugares ao mesmo tempo aumentando a segurança e diminuindo o risco de fraudes, embora já tenham ocorrido algumas.

As moedas virtuais precisam ser garimpadas e quem faz isso são os mineradores, pessoas que investem em computadores preparados para confirmar as transações realizadas. Quando há a compra ou venda de bitcoins, esses mineradores ganham novos bitcoins e acumulam valores que se transformam em riquezas.

Essa moeda apresenta muitas variações. Hoje, cada bitcoin está valendo cerca de R$ 30 mil, mas já foi comercializado a 300 dólares ou até menos, por isso o investimento é definido como instável, mas isso não impede o mercado de estar super aquecido e abrir cada vez mais espaço para o dinheiro virtual. A bolsa de valores de Chicago, por exemplo, coloca o bitcoin como uma opção em seu cartel de valores.

Para quem tem interesse em investir, uma das principais orientações de especialistas é fazer a compra de bitcoin em um site confiável e só aceitar pagamentos em moeda virtual se entender como funciona o sistema. E depois da compra, o ideal é não gastar bitcoin por um bom tempo. Há inúmeros relatos de pessoas que compraram uma quantia e deixaram render, mas rendeu tanto que o dinheiro mais que triplicou.

Ao que tudo indica, as moedas virtuais, assim como bitcoin, já estão proporcionando e vão proporcionar uma revolução no sistema financeiro em todo o mundo.